Com intuito de mitigar os riscos, reduzir os valores dos prêmios de seguros e minimizar custos com equipamentos e instalações EX (a prova de explosão), a ENESENS oferece o serviço de desclassificação de áreas que foram pré classificadas por empresas especialistas no ramo, como a pioneira Project Explo.
Embasadas nas normas ABNT NBR IEC 60079-10-2:2013, NR10 e NR20, as áreas são classificadas em Zonas de acordo com a ocorrência de Atmosfera Explosiva. Fonte: Manual de Bolso de Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas
Considera-se uma Atmosfera Explosiva a mistura com o ar de substâncias inflamáveis na forma de gases, vapores, névoas, poeiras ou fibras na qual após a ignição a combustão se propaga através da mistura remanescente.
Realizamos um estudo para desclassificação através de visita técnica, cálculos de engenharia e, sempre, baseando-se nas normas NRs, ABNT e internacionais. Como resultado desse estudo, apresentamos a melhor solução para a desclassificação, dentre elas:
Implantação de sistemas de detecção de gás como:
- Sistemas fixos de detecção de gás para proteção do patrimônio
- Sistemas fixos de detecção de gás monitorados por meio da telemetria para proteção do patrimônio
- Detectores Portáteis de detecção de gás para proteção do trabalhador
- Alteração de Layout
- Adequação de equipamentos
- Implantação ou readequação do Sistema de Ventilação
- Implantação ou readequação em Sistemas Elétricos
- Certificações
A infraestrutura de uma área classificada requer um alto investimento devido às especificações EX (a prova de explosão) de todos os materiais, componentes, equipamentos e acessórios, como por exemplo tubulações e cabeamento Ex, lâmpadas e luminárias Ex, máquinas e equipamentos Ex, etc. Assim, com a Desclassificação de Áreas, os equipamentos Ex podem não ser mais necessários reduzindo seus custos de investimentos, visto que esses equipamentos possuem os preços elevados em relação aos que não possuem tal especificação.
Clique e fale diretamente com um dos nossos especialistas através do WhatsApp.